Livros…

   Vou falar sobre os e-books, leitores para livros eletrônicos. Suas possibilidades, custo x benefício… Mas é claro que esses comentários e avaliações refletem a minha experiência e opinião pessoal, o que pode não corresponder às expectativas de outras pessoas. Portanto, quando se defrontar com esse (ou outros) artigo(s), faça uma adaptação para sua expectativa pessoal. O custo x benefício apontado pode não ser adequado para suas expectativas. Vamos lá:
http://www.authormedia.com/wp-content/uploads/2011/12/ebook.jpg
   Não é incomum ler trechos de livros e artigos na tela de um PC/Note, mas estes realmente não são adequados para a leitura de livros. Minha primeira experiência de ler uma livro em uma aparelho eletrônico foi com o Palm. Com ele, enxerguei o enorme potencial oferecido, mesmo porque sou um leitor assíduo (talvez ainda não escreva tão Bem quanto leio, mas vou aprendendo…) e passei a guardar todos os e-books que me caiam as “mãos”… O formato usado no Palm era (é, ele funciona perfeitamente) PRC e TXT, principalmente. A leitura de PDF’s era sofrível. Nessa época, já vendiam leitores digitais, mas o preço era absurdo. Com o Palm Life Drive, além de ler, tinha acesso a música, vídeos e a internet, além de uma infinidade de aplicativos para baixar (nada mudou, heim? Na Verdade mudou sim: Você não precisava ter conta ou se identificar para baixar qualquer coisa. Sua privacidade era garantida!). Continuei a leitura com os aparelhos da Nokia (N800 e N810). Na escola, digo para os alunos que estes são os Avós do Tablet. No Palm LD o processador era poderoso para época, mas faltava a multitarefa… No N800 não faltava nada, só mesmo o reconhecimento…
   Testei, através de uma Amiga,  um Kindle… me impressionou bastante. A pegada, a nitidez da leitura, mesmo com a tela que pode ser lida diretamente ao Sol. Mas o formato proprietário e o preço me desanimaram. A tecnologia usada na tela é chamada e-paper (papel eletrônico). Gasta pouquíssima energia (medida em passadas de página…) e minha opção foi por um tablet. Ao pesquisar, me chamou atenção o Note 2, comentado abaixo, e acabei optando por ele após uma oferta do Submarino. Caso fosse comprar um tablet hoje, Deveria ser necessariamente um note.
http://www.racum.com/wp-content/uploads/2010/08/ereader_br1.jpg
Acabei comprando um Kindle naquelas ofertas que vemos na internet. Gostei tanto, que dei de presente para minha Mãe e comprei outro… Não acho que esses aparelhos vão substituir os Livros em um futuro próximo, mas acredito que mudarão a experiência de leitura, sendo usados por muita gente, não em substituição aos Livros, mas ao lado desses.
   Onde encontramos os livros digitais? se optar por um Positivo, Kindle, Amazon, Gato Sabido ou similar, tem a opção de fazer o download, sem custo, de diversos títulos nos livrarias conveniadas, ou mesmo comprar diretamente os títulos de seu interesse. Para outros aparelhos, ou mesmo leitores digitais de telefones ou tablets, há uma grande disponibilidade de títulos na internet (nem todos disponíveis de forma legal). E recomendo alguns sites. Alguns não acesso faz tempo, mas cabe uma conferida:
4shared : procure no google por books 4shared.
http://www.dominiopublico.gov.br : Além de e-books, vai encontrar filmes de domínio público, alguns dos quais uso em sala de aula.
http://www.ebookcult.com.br
http://www.ebooksbrasil.org
   Achei esse link respondendo dúvidas:
http://gizmodo.uol.com.br/duvidas-sobre-ebooks-kindle-e-amazon-nos-respondemos/
 Vale uma conferida.
(adaptado do meu blog Criptoacao: http://criptoacao.blogspot.com.br)

José Niffinegger

AAA

BTC: 1CZ7i8kkp7i7imFDXGZFL2NLctd77oWsrm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *