Professores e Estudantes

 Os estudantes (e professores) não dispensam tomar notas, mas como fazer isso em um tablet ou smartphone? Alguns programas para PDF como o Foxit (para Windows e Android) e o ezPDFReader (para Android) permitem que Você tome notas, rabisque, desenhe ou faça anotações com letra cursiva. É possível tomar notas usando teclado. Mas como resistir a uma rabiscada?
Canetas

Temos basicamente dois tipos de canetas:
-Para tela resistiva: usa pressão na tela. os dedos, tampa de caneta e qualquer objeto que exerça pressão na tela (sem riscas, é claro) serve.
-Para tela capacitiva: usa a eletricidade estática natural do corpo. É considerada mais moderna, mas eficiente. São vendidas alguns modelos com ponta emborrachada mas, na minha experiência pessoal, deixam a desejar quanto a precisão. Não proporcionam uma experiência agradável com desenho e escrita.
-Os aparelhos da Samsung da linha note vêm com uma tecnologia diferente. A tela ainda é capacitiva, aceitando toques com os dedos ou canetas próprias, mas vem também uma caneta especial, que usa outra tecnologia, Que permite uma experiência muito agradável com desenho e escrita além de poder apontar a tela sem tocá-la: quando Você aproxima a caneta da tela sem encostar ela indica onde a caneta está apontando. Você pode, por exemplo, deslizar a página para cima ou para baixo simplesmente apontando a parte superior ou inferior da tela. (Clique nas imagens para ampliar)

canetas

Da esquerda para direita:
Uma caneta do Samsung Note 2
Duas canetas capacitivas e
Três canetas: N810, N800 e Palm LD.
Mas o que se pode fazer com essas canetas?
Com o Xournal no N800
Com o Xournal no N800
Com o SNote no Galaxy Note 2
   Tentei canetas capacitivas (usadas em tablets) para escrita cursiva mas o resultado não é Bom. Com o N800 e N810 usei uma caneta resistiva, que apresenta uma traço melhor (o programa, xournal, é excelente e é uma pena não estar disponível para Android. Com a caneta usada na linha Note da Samsung (tablets e smartphones) a escrita fica imbatível, com a possibilidade de reconhecimento de escrita (transforma garranchos em caracteres digitados) e reconhecimento de fórmulas matemáticas…

José Niffinegger

AAA

BTC: 1CZ7i8kkp7i7imFDXGZFL2NLctd77oWsrm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *