Leitores digitais

O caminho para a leitura digital, hoje, passa necessariamente pelos tablets. Estão popularizando, são relativamente leves e portáteis… Mas quem percorreu esse caminho, como eu, que comecei com um Palm (Lifedrive) passei por um Nokia (N800 e N810), até chegar ao tablet, sabe que esses dispositivos não são ideais para leitura.

No tablet, para se ter uma leitura confortável, é necessário fazer com muito cuidado ajustes de fonte, brilho e cor de fundo. No meu telefone deixo a fonte um pouco menor, no tablet deixo maior, o que proporciona um certo conforto.

Meus aplicativos preferidos para leitura nos tablets (Android) são:

FBReader: lê os principais formatos de e-books. Pode também ler o livro em voz alta usando TTS, se o tablet /telefone suportar.

Cool Reader: Também lê livros em voz alta usando TTS e suporta os principais formatos. Foi meu primeiro leitor.

Moon+Reader: Não suporta TTS, mas suporta o formato CBR, usado em quadrinhos. Começei a converter meus livros CBR para PDF.  Ainda assim, vale a pena manter esse leitor.

ezPDF Reader: um dos meus leitores para o formato PDF. Permite que se faça notas, desenhos, marcações, etc diretamente na tela. Para que possui um tablet ou telefone note, é ótimo para estudar. Para quem não possui, pode usar uma daquelas canetas capacitivas.

Foxit PDF: meu principal leitor de PDF. Uso ele em sala de aula (usando o celular conectado a um projetor) com ótimos resultados. Também permite notas, desenhos e marcações. Tenho ele também no PC (Windows). e considero tão Bom que não tenho instalado o Adobe PDF no PC.

Os leitores digitais

   Temos duas versões principais, com tela retro-iluminada e sem iluminação. Todos te permitem ler, inclusive, sobre luz direta do Sol com conforto. O primeiro, por ter uma iluminação de fundo, te permite ler também no escuro. Na minha experiência pessoal, só usaria numa emergência (falta de luz) ou para não incomodar alguém próximo. Ainda assim, a leitura é confortável. Vamos lá:

Kindle: Já falei dele em posts anteriores e considero o melhor. É o leitor da Amazon.

kindle

Lev: É o leitor da Livraria Saraiva.

lev

Kobo: É o leitor da Livraria Cultura.

kobo

Há outros leitores digitais e a escolha pelo melhor é pessoal. Escolhi estes pelo suporte oferecido pelas livrarias, que são as mais populares no Brasil. Vamos ver agora o que deve pesar na escolha de um e-reader:

Formato, peso, pegada: Todos pesam menos de 200 g e altura próxima a de um lápis comum, sendo confortáveis e leves para segurar com uma mão sem cansar muito.

Compatibilidade: O leitor Kindle, na prática, só é compativel com os formatos MOBI e AZW, além do TXT. Veremos, abaixo, onde encontrar livros nesse formato. Os outros parecem aceitar outros formatos, entre  eles, o mais comum: EPUB.

Capacidade:  versões de 4GB . Sei que o Kindle não suporta cartão de expansão. o Lev e Kobo aceitam cartão microSD.

Todos com suporte a muitos idiomas e tela  touch nas novas versões. Dicionário e armazenamento na nuvem. Vale a pena observar a resolução da tela (em pixels) e o nível de contraste. Particularmente, não fiquei satisfeito com a experiência em PDF no kindle, e não acredito que nos outros seja melhor.

Para conversão de livros, uso o programa Calibre, que além de converter e um gerenciador de bibliotecas.  Aqui link no Superdownloads. Mas pode ser encontrado facilmente pela internet.

Para baixar livros, verifique o final do post sobre livros AQUI, onde encontramos vários livros, além de outros materiais (áudio, vídeo) de domínio público. outro interessante (mas não de domínio público) é o site LeLivros, com ampla variedade e formatos compatíveis com todos os leitores digitais.

Deixem suas observações, correções e comentários abaixo. Obrigado.

 

 

José Niffinegger

AAA

BTC: 1CZ7i8kkp7i7imFDXGZFL2NLctd77oWsrm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *